Dar banho corretamente em cachorro

A higienização periódica é muito importante na vida dos pets. Só a partir dela, os peludos têm bem-estar. Entretanto, você ainda pode ter algumas dúvidas sobre como dar banho em cachorro. O tipo de shampoo, o melhor processo e as técnicas a serem utilizadas são alguns cuidados que devem ser levados em conta.

Além disso, muitos tutores precisam lidar com pets agitados e que não gostam nem um pouco de água. Isso pode acarretar animais estressados ou até machucados ao final do processo. Por isso, é importante saber como dar banho em cachorro para proporcionar mais conforto ao bichinho.

Pensando nisso, preparamos este artigo com algumas dicas úteis para deixar seu amigo de quatro patas cheiroso. Assim, as chances de ter problemas na hora da higienização do pet são menores. Descubra como dar banho em cachorro a seguir!

Passo a passo

Prepare-se reunindo todos os itens que você precisa, como shampoo, condicionador, toalha, escova, entre outros. Também é importante se certificar que o animal está calmo, para facilitar o processo. Caso ele esteja muito agitado, você pode tentar cansá-lo com brincadeiras e carinhos.

Depois de garantir que os artigos para banho em cachorro estão separados e o peludo está calmo, é a hora de colocar a mão na massa, ou melhor, nos pelos! Confira o passo a passo para a limpeza eficiente do seu amigão.

Escove os pelos

Esta dica é importante, principalmente, para pets com pelagem comprida. Escovar os pelos de cachorro evita que os fios se embaracem ao serem lavados, além de eliminar a pele morta. Para isso, é importante ter uma escova adequada para o tipo de pelagem do seu animalzinho de estimação.

Cuide dos ouvidos

Os ouvidos dos cães são muito delicados. Por isso, é preciso dedicar atenção especial a eles na hora do banho. Assim, limpe a parte externa com água morna, utilizando gazes ou toalhas. Procure pedaços de algodão para tampá-los e evitar que a água caia nas cavidades durante o banho.

Umedeça os pelos

O segundo passo é prender o bichinho de forma segura e confortável. Em seguida, umedeça os pelos dele com água morna. Molhe o bichinho aos poucos para ele se acostumar com a sensação da água e se sentir mais à vontade. Se o pet ficar muito agitado durante o processo, ofereça petiscos e faça carinho.

Passe o shampoo

Na hora de aplicar o shampoo para cachorro, leve em conta o tamanho e o tipo de pelo do animal para acertar na quantidade adequada. Aplique o produto suavemente, fazendo massagem ao longo do corpo do pet e esfregando as raízes dos pelos. Deixe o produto agir por alguns minutos antes de enxaguar.

Enxágue com bastante água

Depois de aguardar o tempo necessário para o shampoo ou o sabonete fazer efeito, utilize água morna para enxaguar bem o bichinho. Certifique-se de tirar todo o excesso de produto. Nessa hora, esteja preparado para se molhar um pouco, pois o cãozinho se chacoalhar.

Seque os pelos

Para começar o processo de secagem, use uma toalha para tirar o excesso de água, esfregando-a por todo o corpo do bichinho. Em seguida, utilize um secador de cabelos. Para evitar que ele fique estressado com o barulho, faça carinho e dê algum agrado, como um brinquedo ou um petisco.

De quanto em quanto tempo dar banho no cachorro?

Agora que você sabe como dar banho em cachorro, é importante entender outros detalhes sobre a rotina higiênica do pet, começando pela frequência ideal de banhos.

Segundo especialistas, é possível dar banho no seu cãozinho a cada 15 dias ou sempre que ele estiver sujo. A frequência pode aumentar caso ele fique muito tempo no quintal e se suje com mais frequência — tudo dependerá da rotina do peludo.

Já cães de pequeno porte que ficam sempre em casa podem ter um intervalo de tempo maior entre os banhos (a não ser que adquiram um cheiro forte com o tempo). Se o bichinho tiver alguma alergia ou doença de pele, consulte um médico-veterinário para saber como dar banho nessa condição.

Porém, lembre-se de que o excesso de banhos pode ser prejudicial para os peludos. Afinal, a pele dos bichinhos conta com uma camada de gordura que os ajuda a enfrentar baixas temperaturas. Lavar o peludo a todo momento pode causar a perda dessa camada. Por isso, invista em banhos a seco e tosas higiênicas.

Agora que você já sabe como dar banho em cachorro, chegou a hora de se molhar junto do peludo. Para mais dicas de cuidados com seu animalzinho, continue explorando o site da Petz!

Fuente: Petz

Muito Obrigato Por Votar

Deixe uma resposta

error: O conteúdo está protegido !!