Ícone do site Pets Bagunceiros

Dez dicas para cuidar da saúde do pet no inverno

Dez dicas para cuidar da saúde do pet no inverno

Pets Bagunceiros

O inverno começa neste sábado (20), e o pet também precisa de cuidados extras para manter a saúde no frio.

Tem dúvidas sobre banho, alimentação, passeios e doenças do período? O blog reuniu algumas dicas abaixo.

E, claro, deixar o peludo sempre quentinho e confortável é essencial. Por isso, vale lembrar daqueles que não têm casa e, se possível, doar um cobertorzinho ou roupinha também a peludos nas ruas e abrigados em ONGs.

*

> Alimentação – O pet pode sentir mais apetite em dias frios. Por isso, controle e evite excessos. A rotina alimentar deve ser mantida, com a ração recomendada. A ingestão de alimentos gelados deve ser evitada.

>Banhos – A frequência de banhos varia conforme a necessidade de cada animal e pode ser mantida no inverno, se observados alguns cuidados: a água deve ser morna, agradável —banhos frios levam à hipotermias e quentes demais causam ressecamento da pele e coceiras; o local não deve ter corrente de vento; se der banho em casa, seque muito bem o animal com toalha ou secador —e nunca permita que o pet se seque naturalmente em locais abertos.

> Filhotes e idosos – Eles merecem atenção especial porque podem  estar imunologicamente debilitados. Além disso, pela estrutura física, sentem mais os efeitos da baixa temperatura. Idosinhos, geralmente, têm doenças osteoarticulares e podem sofrer dores mais intensas no frio. Aqueles com doenças cardiovasculares são mais predispostos a pneumonias.

> Gripe – Doenças respiratórias são comuns em dias mais secos e frios. A gripe dos cães, conhecida também como tosse dos canis, é altamente contagiosa, transmitida por contato direto entre os animais —lambidas, tosse e secreções.

> Hidratação – Aumente a oferta de água em diversos pontos da casa para estimular a ingestão.

> Passeios – Animais pequenos, de pelo curto ou pouca gordura precisaram de agasalho, mas podem
sair para passear. O look pode incluir sapatos, se o pet não ficar incomodado. Além do isolamento social e dos cuidados na pandemia, o tutor deve respeitar o tempo de permanência em locais muito abertos e observar se o animal apresenta sinais de frio, como tremores ou ficar encolhido. Prefira horários mais quentinhos para os passeios, sem garoa ou sereno.> Pelos – tosas mais curtas devem ser evitadas no inverno, especialmente em casos de animais idosos ou que ficam ao relento. Mas a escovação deve ser mantida. Os animais tendem a se lamber mais no frio. No caso dos gatos, a ingestão de rolos pode formar bolas no estômago e levar à constipação intestinal. Já no caso dos cães, o principal problema é a formação de nós, que podem causar lesões na pele.

> Proteção – Evite que o animal durma no chão sem proteção alguma. Mantenha sempre disponíveis caminhas, tocas ou até caixas para que ele se proteja. Para animais que vivem em quintais, confira se a casinha está bem protegida, sem frestas ou aberturas que facilitem a entrada do frio ou de água.

> Roupas – O uso de roupinhas deve ser avaliado caso a caso –leve em conta porte, pelagem e idade. Ela também deve ser confortável e não incomodar o animal.

Vacinas –  manter o calendário de vacinas em dia é fundamental. Doenças mais comuns no frio, como a tosse dos canis, também pode ser evitada com dose anual. Além disso, o tutor deve evitar locais com muitos animais durante os passeios, devido à aglomeração e proliferação de bactérias.

Dez dicas para cuidar da saúde do pet no inverno

E aí ? O que você achou desse post ? Te ajudou ? Deixa nos comentários sua opinião !! 

 

Você gosta de animais ? Gosta de saber dicas pra melhor cuidá-los ? Gosta de ficar sempre antenado com notícias a respeito deles? Então curta nossas fanpages e faça parte do nosso time PRO PETS:

Laços para Pet

Pets Bagunceiros

Terra Dos Gatos

Você gosta de RECEITAS ? Também temos nossas fanpages com publicações diárias de diversas receitas, da uma olhadinha:

Receita Para O Dia a Dia

Apaixonados Por Espetinhos

Churrasqueada Inesquecível

Curso Online De Pizzaiolo

Espetinhos E Churrascos Club

Muito Obrigato Por Votar
Sair da versão mobile