Mais três cães do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina receberam, neste mês, certificação para atuar na equipe de buscas da corporação, que conta com nove labradores.
Entre os animais habilitados está Orion. O soldado Luciano Rangel recebeu a missão de treinar o cachorro em setembro de 2019, quatro meses após a morte do cão-bombeiro Barney, que se afogou durante um trabalho de busca e provocou comoção.
Segundo o Corpo de Bombeiros, regulamento internacional estabelece que os binômios —dupla entre militar e cão— passem por três provas para que o animal seja certificado.
A de nível V, para cães a partir de 15 meses, avalia as condições do animal durante a busca de uma vítima, além de passar por prova de obediência e destreza. Já a nível A tem duas buscas, uma noturna, uma diurna, além de prova de obediência e destreza, com um grau a mais de dificuldade.
Além do soldado Rangel e Orion, do 5º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Lages, foram aprovados o soldado David Canever e cadela Léia, de Porto União, pertencente ao 9º Batalhão; e o soldado Guilherme Galli e cão Sasuke, de Otacílio Costa, pertencente ao 5º Batalhão.
(Fotos: Soldado Eduardo de Souza/Divulgação)
*
Siga o Bom Pra Cachorro no Facebook, no Instagram ou no Twitter.
Quer ver a história do seu pet publicada ou quer sugerir reportagem? Mande para bompracachorroblog@gmail.com ou marque no Instagram
//platform.twitter.com/widgets.jshttps://platform.instagram.com/en_US/embeds.js