Iniciativas de empresas garantem ração para cães e gatos de abrigos em meio à pandemia
Pets Bagunceiros
Grupos de proteção animal viram doações cair no país desde o início da pandemia de coronavírus. Em meio à crise e ao isolamento social, porém, ONGs têm recebido ajuda de empresas para garantir a alimentação de cães e gatos durante a crise.
Confira algumas das iniciativas que, se somadas, passam de 70 toneladas de ração para encher as barriguinhas dos peludos.
> A Special Dog, em parceria com a dupla Fernando e Sorocaba, doou 3 toneladas de ração durante a live realizada pelos sertanejos no dia 18. Os alimentos serão destinados a ONGs escolhidas pelos cantores —os nomes ainda não foram divulgados. “Foi uma iniciativa inédita. De todas as lives que aconteceram até o momento, foi a primeira vez que houve uma ação solidária voltada a cães e gatos”, diz Fernando Manfrin, gerente de marketing da empresa.
> A PremieRpet criou a campanha Toneladas do Bem e destinou 25 toneladas de alimentos para cães e gatos de 18 abrigos parceiros do Instituto PremierPet —foram beneficiados 5.804 animais. A empresa enviou também 200 litros de álcool em gel para os voluntários. “É muito gratificante saber que vidas estão sendo impactadas com essas doações e milhares de animais alimentados adequadamente, ainda mais em um momento como este”, afirma Madalena Spinazolla, diretora de planejamento estratégico e marketing corporativo.
> A Nutrire doou 4 toneladas de ração para ONGs e protetores de animais. Foram 2,5 toneladas para a serra gaúcha e 1,5 tonelada para a cidade de Poços de Caldas (MG), para Abapa, SPA Bicho Feliz, Agapa, Vet Solidário, Amigos Pet, Patas e Focinhos, Força nas Patinhas, Sônia Cachoeira e cuidadora Fátima: “Sabemos da dificuldade que esses heróis passam ao cuidar de tantos animais, sem recursos fixos, dependendo sempre de doações”, diz Rita Paludo, que liderou a campanha.
> Ação viabilizada pela Zee.Dog reuniu Royal Canin, BRF (Gud e Balance), Purina e Hill’s Pet Nutrition, que anunciaram a doação de 40 toneladas de ração para cães e gatos de 14 instituições no país: Amigos de São Francisco, Associação Amigos de Nova Odessa, Associação bicho de pé, Cão Viver, Garra, Clube dos Vira Latas, Amor em Patas, Cão Sem Dono, Apad, Iluminar, Gipama, Laticão, Adote Gavaa e S.O.S Animal. “Neste momento, acreditamos que é muito mais importante ajudar do que concorrer. Se antes da pandemia a causa animal já necessitava de ajuda, agora, precisa ainda mais”, afirma Thadeu Diz, diretor criativo e fundador da Zee.Dog.
> A cervejaria Lagunitas iniciou no dia 9 uma ação para ajudar ONGs de proteção animal em São Paulo. Até o próximo dia 26, a marca vai doar 1 kg de ração a cada compra de uma long neck da IPA ou de um growler com rótulos como DayTime, Little Sumpin’ Sumpin’, Pils e Super Cluster, via plataformas de encomendas próprias dos bares e aplicativos de delivery. Serão beneficiadas instituições parceiras da cervejaria —como Natureza em Forma e Amigos de São Francisco— e do projeto Adote Petz. Participam da ação os seguintes estabelecimentos: Beer Belly (Vila Mariana); Beer Rock Club (Ipiranga); Bullger; Deep Bar (Barra Funda); Empório Alto de Pinheiros (EAP) (Pinheiros); Empório SF (Osasco); Equinox (Lapa); Mestre Cervejeiro SCS (ABC); Tag Beer (Saúde); Tap Tap (Centro); Porão da Cerveja (Santa Cecília); Weissbier (Guarulhos); What’s On Tap (Vila Nova Conceição).
(Foto no alto: Adobe Stock)