Cada vez mais as roupas para cachorro estão sendo adotadas por tutores de cães na sua rotina. Mas será que é certo colocar roupas para cachorro usar?
Atualmente, as roupas para cachorro estão sendo mais usadas por tutores de cães que consideram estes animais como seus filhos caninos ou como outros costumam dizer, filhos de quatro patas.
As roupas para cachorro variam desde uma simples camisa de criança colocada no cachorro, até mesmo roupas de marcas famosas, que já possuem linhas específicas de roupas para cachorro. Acredite, pois é verdade!
Mas afinal de contas, é certo ou errado colocar roupa no cachorro?
Algumas raças como os whippets (foto abaixo), que são bem magrinhos e possuem um pelo bem curto, sentem frio com uma certa facilidade então, colocar uma roupinha nestes cães em dias mais frios, é bem recomendado!
Por outro lado, cães como o pastor alemão, golden retriever e o husky siberiano, além de possuírem um pelo de tamanho médio, ainda possuem um subpelo, que funciona como um isolante térmico, protegendo eles do frio. Nestes casos, se você usar uma roupa neste animais, eles vão ficar desconfortáveis e se o tempo estiver quente, podem aumentar demais a sua temperatura corporal, trazendo risco a sua saúde.
Tá, até agora você só disse do uso de roupas para cachorro nos casos de proteção ao frio, mas e para deixa-los mais bonitos ou mesmo engraçados, é certo usar?
Como disse no início deste artigo, cada vez mais os tutores de filhos caninos estão fazendo uso das roupinhas com um único objetivo, deixa-los mais bonitinhos ao seus olhos.
Quem nunca viu um cachorro com uma roupinha e achou que ele ficou bonito? Eu já…
Mas até que ponto isso é certo ou mesmo saudável para os cães?
O maior problema no uso das roupas para cachorro que eu vejo é o fato do tutor deixar o animal o tempo inteiro com elas.
Nestes casos, pode-se criar um ambiente abafado e por vezes úmido que vai favorecer a multiplicação de fungos e até de bactérias na pele deste animal. Isso pode levar a doenças de pele sérias, inclusive que podem até passar para seus tutores queridos…
Um outro problema do uso das roupinhas, principalmente em cães de pelo longo, é que o uso constante causa diversos nós nos pelos, os quais muitas vezes só serão possíveis de serem removidos por meio da tosa baixa.
Quando devo usar roupas para cachorro?
Como já comentei também no início deste artigo, principalmente em cães que possuem poucos pelos e nos dias frios. Caso eles não aceitem as roupas, não insista, coloque uma caminha com um cobertor que já vai ajudar para que ele sinta menos frio e é claro, deixe-o em um ambiente mais quentinho da casa.
Você pode usar roupas para cachorro sem ter muito problemas, desde que obedeça alguns pré-requisitos como:
– Não possuírem detalhes que possam ser arrancados e engolidos pelos cães, como botões, alguns tipos de laços e fitas. Caso estas fiquem em locais que o cachorro não consiga alcançar com a boca, até pode ser aceitável.
– Não use roupas que fechem as saídas das necessidades dos cães. A grande maioria das roupas para cachorro não fazem isso, mas caso você queira fazer uma própria para o seu cachorro, preste atenção nisso.
– Ser do tamanho adequado para o seu cachorro. Não use roupas que fiquem apertadas nele, além de serem desconfortáveis, podem até diminuir a capacidade de expansão pulmonar nos casos extremos.
– Nunca force o seu cachorro a usar uma roupa que ele não aceite. Caso você coloque e perceba que ele não está confortável com ela, retire. Ele pode demonstrar desconforto tentando arrancar a roupa com os tentes ou patas ou mesmo pode ficar imóvel ou mover-se com lentidão. Nestes casos, não force o uso.
– Cuidado ao lavar as roupas com sabão em pó, pois alguns animais mais sensíveis podem apresentar alergias e problemas de pele por causa disso.
Mas o meu cachorro adora usar roupinhas, tem problema?
Se você gosta e acha bonito e o seu cachorro já está acostumado ou mesmo gosta de usar, ótimo!
Apenas lembre-se de não deixa-la por muito tempo. O cachorro não deve ficar o dia todo com a roupa. Nestes casos, os melhores momentos para você coloca-la é ao sair para passear com ele e aproveite para desfilar o modelinho novo!
Eu sei que existem muitas pessoas nessa última condição que eu falei e até mesmo por isso, mais e mais pessoas estão buscando maneiras de atender a essa demanda do mercado PET, que não para de crescer.
Inclusive já existe um grupo de pessoas que está ganhando um bom dinheiro fazendo e vendendo essas roupinhas, você pode saber mais sobre isso nesta página aqui.
Da mesma forma que os adereços como lacinhos e gravatas, que praticamente todos os cães que saem de uma tosa, já saem com um lacinho ou gravatinha… você pode saber mais sobre como fazer e vender esses lacinhos aqui.
Texto: Dr. Alexandre Figueiredo
Dono do blog Dicas boas pra Cachorro
Canal no Youtube do Dicas Boas pra Cachorro
Recomendados Primeiro Para Você: