Como escolher um cachorro para toda a família – Dica nº1
A primeira coisa a evitar é fazer a escolha de um novo mascote, considerando-se apenas a aparência do animal. Portanto você não deverá:
* Escolhê-lo apenas pela beleza de sua pelagem;
* pela doçura de seus olhinhos;
* ou devido a primeira impressão sobre seu comportamento.
Escolher um cachorro motivado por estas características pode culminar em um engano que é bastante recorrente entre muitas famílias. Um cachorro que te cativa por um temperamento mais marcante quando filhote, pode resultar em um adulto dominante, que requer um proprietário de pulso firme para que ele não se torne um cãozinho com um temperamento incontrolável.
Dicas para escolher um cachorro ideal para toda sua família
Infelizmente, quando uma escolha é motivada pela primeira impressão a respeito de um filhote não é incomum que a família lamente profundamente sua decisão, pois para muitos, lidar com a situação nem sempre é algo possível.
– Já falamos bastante sobre como escolher um filhote aqui no blog, confira nosso Guia prático para a aquisição de um filhote de cachorro que fala tudo sobre a escolha do filhote, ensinando você desde como procurar um canil confiável, até a chegada de seu novo cachorro em casa.
Existem muitos outros aspectos importantes que devem ser considerados com bastante carinho antes de escolher um cachorro que seja apropriado para toda sua família, por exemplo, certifique-se de que todas as pessoas de sua família estejam dispostas a aceitar a presença do cachorro em sua casa (e não apenas as crianças). Considere entre todos, se existirá tempo suficiente para cuidar das necessidades do novo membro de sua família (caminhadas e momentos de lazer e diversão são cruciais, especialmente no caso de um filhote de cachorro).
Além disso, é essencial, antes de escolher a raça do cachorro, tomar como base fatores como o espaço que ele terá disponível, evitando cães inapropriados para sua família, como por exemplo um cachorro de grande porte em um apartamento pequeno, caso sua família não tenha a possibilidade de exercitá-lo em locais abertos, ou cães muito peludos, no caso de sua família não ter muito tempo para cuidar da pelagem do cachorro, ou ainda, caso sua casa fique em uma região muito quente, ter em casa um cachorro com pouca pelagem em um local onde haja um inverno muito rigoroso.
Finalmente, considere também sobre as despesas a serem feitas para que seu mascote tenha um vida confortável, como alimentação, vacinas, canil ou casinha, possíveis necessidades médicas ao longo de sua vida, brinquedos, caminha, etc…
– Antes de adotar um novo companheiro para sua família, experimente também fazer o teste que preparamos para você e sua família: Minha família está pronta para adotar um cachorro?
Como escolher um cachorro para toda a família – Dica nº 2
Não tenha pressa para trazer seu novo macote para casa e evite comprá-lo impulsivamente em um pet shop. Convide as pessoas da casa para alguns passeios em parques ou outros locais em que haja circulação de cães em sua cidade. Isso é muito importante para conhecer um pouco mais de perto cada cachorro. Converse com os proprietários para saber mais detalhes sobre os cuidados necessários com higiene, saúde e lazer. Pesquise sobre cada raça desejada na internet e leia atentamente sobre o perfil de cada uma delas. Conheça em seu bairro algumas clínicas veterinárias e informe-se sobre preços de consultas, se existem atendimentos de emergência 24hs, atendimento a domicílio para as primeiras vacinas de seu filhote, etc.
– É muito importante imunizar um jovem filhote de cachorro completamente, antes que ele tenha acesso aos passeios pela rua. Falamos um pouco sobre este assunto no artigo: Quando posso sair com o filhote na rua?
O Pet Shop é também outro passeio interessante para fazer com toda a família. Lá você terá como conhecer toda as linhas de produtos necessários para a higiene de seu cachorro, para a limpeza da casa, encontrará brinquedos, petiscos e conhecerá todas alinhas de alimento para seu novo amigo.
Como escolher um cachorro para toda a família – Dica nº3
Pesquisando sobre todas as raças de cães, você perceberá grandes diferenças entre cada uma delas, ao contrário do que você pode imaginar, alguns cães de grande ou médio porte podem se adaptar muito bem em ambientes pequenos, outros não. A variedade de pelagem também é vasta. Alguns cães, como no caso do Gloden Retriever, possuem uma pelagem longa, com características especiais em seu pelo, devido a sua aptidão para natação. Outros cães como o Bulldog Inglês, apesar de ter uma pelagem curta, não podem ficar expostos a temperaturas elevadas em dias quentes, pois sua anatomia o classifica como um cão braquicefálico, ou seja, um cachorro com focinho curto e “achatado”. Esta característica física comum a algumas raças caninas faz com que os cãezinhos apresentem uma obstrução parcial das vias respiratórias superiores, o que torna mais lenta a capacidade do cachorro em resfriar sua temperatura corporal, quando comparados a outras raças de cães. Sendo assim, alguns cachorros precisam de muito exercício, outros de exercício moderado. Também é fundamental pensar na rotina de cada membro da família e associar as necessidades no novo morador, aos horários e atividades de todos.
– Uma outra possibilidade que poderá ajudar na escolha de um cachorro apropriado para toda a família é a adoção. No artigo: Comprar ou adotar um animal de estimação, você poderá tirar todas as dúvidas entre a melhor forma de escolher um cachorro para toda a família.
Como escolher um cachorro para toda a família – Dica nº4
Se você tem uma ou mais crianças em casa, a escolha de um cachorro para toda a família deve ser tomada ainda com maior cuidado. Independente da raça do cachorro que você escolher, é muito importante ler atentamente sobre como educar um cachorro. De modo geral, a grande maioria dos cães, pode ter um comportamento equilibrado, contanto que recebam uma educação consistente.
– Pensando na necessidade de muitas famílias em escolher um cachorro apropriado para todos os membros da casa, fizemos uma pequena lista com algumas das raças de cães mais gentis; particularmente recomendados para famílias com crianças pequenas e pessoas idosas. Confira no link a seguir deste artigo: 10 raças de cachorros dóceis
(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “http://connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1&appId=214381518707140”; ;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “http://connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));