Como os cachorros enxergam? Saiba curiosidades
Já parou para pensar como os cães enxergam? Eles veem o mundo de uma perspectiva diferente da nossa, perto do chão, e têm o olfato e a audição como sentidos mais desenvolvidos, diferentemente dos humanos.
Além disso, distinguem cores, mas em número menor do que nós. Por muito tempo se acreditou que eles enxergavam só em preto e branco. No entanto, estudos mostraram que a visão dos cães é sensível ao amarelo e ao azul –o que pode ajudar, por exemplo, na hora de escolher um brinquedo.
Confira algumas curiosidades sobre a visão dos peludos. As informações são da veterinária Carla Berl, fundadora da rede de clínicas Pet Care.
- As Cores
Cães reconhecem apenas o azul (violeta) e o amarelo e diferenciam tons de cinza. Mas não são capazes de distinguir entre o verde e amarelo, laranja e vermelho. Eles também têm dificuldade em diferenciar os verdes dos tons de cinza.
- No escuro
A estrutura do olho é diferente, e cães enxergam melhor no escuro. Isso porque, no caso deles, a retina tem predominância é de bastonetes —que detectam movimentos e visão na penumbra—, enquanto nos homens a predominância é de cones —responsáveis pela percepção da luz e da visão detalhada.
- Campo visual
Quanto mais afastados os olhos dos cães menor a percepção de profundidade. Essa percepção de profundidade é melhor quando eles olham para frente, mas pode ser bloqueada pelo focinho dependendo da raça —e isso vai determinar as suas habilidades. Labradores, por exemplo, têm melhor acuidade visual e senso de profundidade. Já os collies têm campo visual maior.
Segundo a veterinária, todos enxergam melhor corpos em movimento. Por isso, pequenos movimentos, gestos bruscos ou mudanças posturais podem ser interpretados de modo diferente pelo cão.