O Dia da Memória Pet é lembrado neste domingo (13), pelo terceiro ano, em São Paulo. O objetivo é homenagear e compartilhar o importante papel que os animais têm ou tiveram na vida das pessoas.
Para marcar a data, tutores podem visitar os lugares preferidos dos bichinhos ou participar de ações pela causa animal, por exemplo.
Segundo Joelma Ruiz, do Joelma Ruiz Espaço de Psicologia, a contemplação de fotos antigas é outra forma de ajudar o enlutado a relembrar os bons momentos com seu animal de estimação. “Isso pode fazer com que o cuidador vivencie esses dias com mais leveza, afinal, quem perdemos continua vivo em nossos corações.”
Inspirada no Memorial Pet Day, que existe há mais de 40 anos nos Estados Unidos e na Europa, a lei foi promulgada no estado em outubro de 2017 e é lembrada anualmente no segundo domingo de setembro.
“Eles fazem parte da nossa vida, do nosso cotidiano, nos alegram e nos ensinam, graças ao amor incondicional e lealdade. No entanto, um animal de estimação vive em media 1/8 da vida dos seres humanos, e é de extrema importância que se tenha essa data para celebrarmos o significado daqueles que já partiram”, afirma.
A psicóloga lembra que a morte de um animal de estimação não segue rituais oficiais determinados pela sociedade, mas o luto existe –e cada pessoa reage de uma forma. “Podemos fazer o paralelo com o Dia de Finados, e isso só mostra que estamos começando a reconhecer esta relação porque o luto pela perda do animal não tem regras, não tem normas, não tem rituais oficiais determinados pela sociedade. E o Dia de Memória Pet é uma validação dessa relação.”
HOMENAGENS
O crematório Pet Memorial programou ações para marcar a data. O local estará aberto das 9h às 16h para receber homenagens. Também arrecada medicamentos, ração e roupas, destinados a ONGs parceiras.
Terá ainda distribuição de velas, rosas brancas e cartões para o tutor colocar suas lembranças e pendurar no arco da entrada do cinerário.
(Imagem: Adobe Stock)
*
Cremação e velório virtual para pet têm aumento na quarentena
*
Siga o Bom Pra Cachorro no Facebook, no Instagram ou no Twitter.
Quer ver a história do seu pet publicada ou quer sugerir reportagem? Mande para bompracachorroblog@gmail.com ou marque no Instagram
//platform.twitter.com/widgets.jshttps://platform.instagram.com/en_US/embeds.js