Dia da Memória Pet: relembrar bons momentos com animal traz leveza, diz psicóloga

O Dia da Memória Pet é lembrado neste domingo (13), pelo terceiro ano, em São Paulo. O objetivo é homenagear e compartilhar o importante papel que os animais têm ou tiveram na vida das pessoas.

Para marcar a data, tutores podem visitar os lugares preferidos dos bichinhos ou participar de ações pela causa animal, por exemplo.

Segundo Joelma Ruiz, do Joelma Ruiz Espaço de Psicologia, a contemplação de fotos antigas é outra forma de ajudar o enlutado a relembrar os bons momentos com seu animal de estimação. “Isso pode fazer com que o cuidador vivencie esses dias com mais leveza, afinal, quem perdemos continua vivo em nossos corações.”

Inspirada no Memorial Pet Day, que existe há mais de 40 anos nos Estados Unidos e na Europa, a lei foi promulgada no estado em outubro de 2017 e é lembrada anualmente no segundo domingo de setembro.

“Eles fazem parte da nossa vida, do nosso cotidiano, nos alegram e nos ensinam, graças ao amor incondicional e lealdade.  No entanto, um animal de estimação vive em media 1/8 da vida dos seres humanos, e é de extrema importância que se tenha essa data para celebrarmos o significado daqueles que já partiram”, afirma.

A psicóloga lembra que a morte de um animal de estimação não segue rituais oficiais determinados pela sociedade, mas o luto existe –e cada pessoa reage de uma forma. “Podemos fazer o paralelo com o Dia de Finados, e isso só mostra que estamos começando a reconhecer esta relação porque o luto pela perda do animal não tem regras, não tem normas, não tem rituais oficiais determinados pela sociedade. E o Dia de Memória Pet é uma validação dessa relação.”

HOMENAGENS

O crematório Pet Memorial programou ações para marcar a data. O local estará aberto das 9h às 16h para receber homenagens. Também arrecada medicamentos, ração e roupas, destinados a ONGs parceiras.

Terá ainda distribuição de velas, rosas brancas e cartões para o tutor colocar suas lembranças e pendurar no arco da entrada do cinerário.

(Imagem: Adobe Stock)

*

Leia também

Cremação e velório virtual para pet têm aumento na quarentena

*

Siga o Bom Pra Cachorro no Facebook, no Instagram ou no Twitter.

Quer ver a história do seu pet publicada ou quer sugerir reportagem? Mande para bompracachorroblog@gmail.com  ou marque no Instagram

//platform.twitter.com/widgets.jshttps://platform.instagram.com/en_US/embeds.js

Deixe uma resposta

error: O conteúdo está protegido !!