Uma mulher foi presa após ter sido flagrada abandonando um cachorro em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba.
As imagens, divulgadas em rede social no domingo (17), mostram o momento em que ela retira o animal do carro e, em seguida, deixa o local.
O delgado Matheus Laiola, da Delegacia do Meio Ambiente, afirmou nesta segunda (18) que a mulher admitiu o crime, disse que estava cansada de cuidar do pet e que estava arrependida.
Localizado após buscas, o animal foi encaminhado a um lar temporário.
Segundo o Delegado Bruno Lima, deputado em São Paulo e defensor da causa animal, a cadela estava doente —vomitando e com dor de barriga— e bastante assustada. Lima estava no Paraná e acompanhou as diligências.
A mulher, que não teve o nome divulgado, foi presa em flagrante por crime de maus-tratos, e o caso será avaliado pela Justiça.
Também neste mês, outro tutor foi preso em situação parecida, em Curitiba. Imagens mostraram o cachorrinho correndo atrás do carro após ser abandonado.
Abandono é crime. Em vigor desde o ano passado, a lei Sansão endurece a punição e prevê até cinco anos de reclusão para quem maltratar cães e gatos.
(Imagens: @delegado.matheuslaiola no Instagram)