Mathilde Missioneiro
Tutores procuraram bênçãos para seus pets neste domingo (4), Dia dos Animais e também do protetor, são Francisco de Assis.
Apesar das regras de distanciamento social impostas pelo coronavírus, missas em homenagem ao santo ficaram cheias. Quem não pôde levar o animal para receber a bênção, carregava algum objeto do pet —como a caminha— ou mesmo a ração.
No Santuário São Francisco, centro de São Paulo, um drive-thru de bênção foi montado para manter a tradição em tempos de pandemia. Não havia filas, até o início da tarde.
As missas, porém, ficaram cheias —e os fiéis usavam máscaras de proteção. A partir das 17h, um andor com a imagem do santo percorrerá ruas do entorno do largo São Francisco para abençoar animais a partir de janelas e portões, sem que o tutor precise sair de casa.
Sem as barraquinhas que faziam parte da festa, o evento conta neste ano com venda de macarronada, preparada pela equipe da Festa de Nossa Senhora da Achiropitta –retirada para viagem ou por drive-thru.
Na zona sul, a paróquia dedicada a São Francisco na Vila Clementino também tem movimento. Além de missas, há bênçãos do lado externo da igreja, onde é vendido o tradicional bolo.
Anualmente, tutores aproveitam a data para agradecer e pedir proteção para seus animais de estimação.
Antes da pandemia, as igrejas ficavam lotadas de tutores e pets ao longo do dia. Do lado externo, barracas vendiam produtos em prol das paróquias e havia até eventos para incentivar a adoção de animais.
*
-Saiba mais sobre São Francisco, protetor dos animais
*
Siga o Bom Pra Cachorro no Facebook, no Instagram ou no Twitter.
Quer ver a história do seu pet publicada ou quer sugerir reportagem? Mande para bompracachorroblog@gmail.com ou marque no Instagram
//platform.twitter.com/widgets.jshttps://platform.instagram.com/en_US/embeds.js