Quando e quanto deve-se fazer a tosa ?
O ritual de banho de tosa demanda diferentes cuidados dependendo da fase da vida do cachorro e a coluna Mãe de Cachorro de hoje traz informações para você manter seu amigo peludo sempre saudável e limpo.
Filhote
Cães nascem com uma pelagem específica, geralmente mais curta do que a que terão quando adultos e também mais “fofa”. Este pelo é mais fino e ajuda a mantê-los aquecidos, protegendo-os na fase do crescimento. Dependendo do tipo de pelo do cão, essa pelagem começa a mudar por volta dos seis meses de vida. Ela não costuma fazer tantos nós e embolar tanto quanto a pelagem definitiva. Com base nos meus estudos e em conversas com veterinários em quem confio, não recomendo banhos e tosas antes dos quatro meses de vida. Até lá, o filhote pode ser limpo com escovação frequente e com panos umedecidos em uma solução feita de 50% água e 50% vinagre de álcool, sempre evitando contato com focinho e olhos e secando-o bem.
Treino
Não importa se o cão tem pelagem curta ou longa, é muito importante que seja acostumado com o ritual do banho e tosa desde cedo, ainda em casa. Invista em escovas e pentes apropriados para o tipo de pelo, inicie as escovações em casa e acostume-o ao barulho de secador, mesmo sem usar nele ainda. Deixe que o filhote cheire os apetrechos e nunca faça do horário de higiene algo ruim. Esteja calmo(a) e manuseie o filhote inteiro com carinho. Ofereça petiscos e aumente o tempo de escovação e manuseio aos poucos.
Profissional
Depois que o filhote estiver acostumado a ser manuseado e que sua imunidade estiver mais forte, inclusive já tendo recebido as vacinas iniciais, você pode optar por continuar com os cuidados de banho e tosa com um profissional. Converse muito com a pessoa escolhida para cuidar do seu peludo, leve imagens caso queira conversar sobre uma tosa específica e não deixe o animal longas horas no local antes e depois do banho/tosa. Caso não tenha como evitar a espera, opte por locais que deixam as gaiolas longe da sala de banho e tosa.
Adulto
No cão adulto, a tosa é mais de manutenção. Suas necessidades acabam variando em função da pelagem e dos cuidados que ela demanda. Continue com a escovação ao longo de toda a vida do peludo, pois ela diminui a necessidade de banhos, mantém o animal mais limpo, mais calmo e conectado a você e ainda o prepara para ser manuseado por veterinários e tosadores. Na escovação também é possível achar feridas, caroços etc.
Frequência
Quanto mais banhos, mais chances do cachorro precisar de… mais banhos. Para os de pelagem longa, procure manter um máximo de dois banhos por mês, contando com o banho da tosa. Para os de pelagem curta, uma vez por mês. Para mantê-los limpos […] continue a ler clicando aqui.
Quando e quanto deve-se fazer a tosa ?
E aí ? O que você achou desse post ? Te ajudou ? Deixa nos comentários sua opinião !!