Vira-lata vive mais? Pode comer qualquer coisa? Saiba mitos e verdades

Vira-lata vive mais? Pode comer qualquer coisa? Saiba mitos e verdades

Pets Bagunceiros

Cachorro é a melhor companhia, com raça ou sem raça definida. Mas eles, os vira-latas, são preferência nacional e estão na maioria dos lares brasileiros, mostram pesquisas.

É tanta popularidade e carisma que o vira-lata caramelo deveria, segundo as redes sociais, ser a cara da nova nota de R$ 200, no lugar do lobo-guará. Ele está em todo lugar. Em 2019, viralizou filtro no Instagram que permitia inserir o doguinho em qualquer paisagem.

Mas ainda existem muitos mitos e verdades sobre os vira-latas. São mesmo mais resistentes? Podem comer qualquer coisa?

O blog aproveita o Dia do Vira-lata, lembrado nesta sexta (31), e esclarece abaixo algumas dúvidas. As respostas são do Vet Quality Centro Veterinário, em São Paulo.

*

> Vira-lata não fica doente?
Mais ou menos verdade. No caso dos cães sem raça definida, a chamada “lei do mais forte deve ser levada em conta. Animais que vivem nas ruas enfrentam fome, frio e precisam lutar diariamente por sua sobrevivência. Já os pets que vivem em casa recebem alimentos, carinho e conforto necessários para o seu bem-estar, sem precisar disputar território ou comida. É possível dizer que os vira-latas são menos propensos a ter problemas hereditários. Mas isso não quer dizer que nunca ficam Quanto mais velho, mais chances de adquirir problemas de saúde.  Dores nas articulações, dificuldades na visão e problemas no coração afetam todos os cães, com ou sem raça definida.

> Vira-lata pode comer qualquer coisa?
Mito. A alimentação dos animais deve ser sempre balanceada. O médico veterinário pode orientar sobre a alimentação adequada para cada animal, levando em conta suas necessidades.

> Cada vira-lata tem uma personalidade
Verdade. Cada cãozinho é único, e a forma como ele é criado faz a diferença. Adotar um animal cuja raça é reconhecida como agressiva, não significa que esse cão terá essa característica. O importante na verdade é amar incondicionalmente o animal do jeito que ele é.

> Cães vira-latas não possuem padrões
Verdade. Os animais SRD têm em sua genética várias características —comportamentais ou físicas. Por isso é comum encontrarmos vira-latas de portes diferentes —pequeno, médio e grande–, de cores e temperamentos diferentes.Vira-latas vivem mais

Mito. Não existem dados estatísticos que comprovem que o vira-lata viva mais que o que animal de raça. Essa ideia de que eles podem viver por mais tempo se dá por causa da seleção natural dos animais que sobrevivem nas ruas. Segundo a veterinária Livia Romeiro, é possível afirmar que os cuidados com o animal —como levá-lo ao veterinário, oferecer alimentação adequada, amor e carinho— é que vão determinar seu tempo e qualidade de vida.

Vira-lata vive mais? Pode comer qualquer coisa? Saiba mitos e verdades

Você gosta de animais ? Gosta de saber dicas pra melhor cuidá-los ? Gosta de ficar sempre antenado com notícias a respeito deles? Então curta nossas fanpages e faça parte do nosso time PRO PETS:

Laços para Pet

Pets Bagunceiros

Terra Dos Gatos

Você gosta de RECEITAS ? Também temos nossas fanpages com publicações diárias de diversas receitas, da uma olhadinha:

Receita Para O Dia a Dia

Apaixonados Por Espetinhos

Churrasqueada Inesquecível

Curso Online De Pizzaiolo

Espetinhos E Churrascos Club

Deixe uma resposta

error: O conteúdo está protegido !!