O tráfico de animais silvestres é o maior responsável pelo desaparecimento de inúmeras espécies em todo o mundo, incluindo o Brasil. Por conta disso, milhões de animais morrem todos os anos em decorrência dos maus tratos sofridos no tráfico.
A maior parte das pessoas que adquirem animais silvestres do tráfico ilegal, o fazem por ver as péssimas condições de manutenção dos animais nas mãos de traficantes em rodovias, feiras, etc. ou porque não tem ideia da crueldade a que esses animais são submetidos desde que são retirados da natureza.
É uma característica do ser humano querer ter animais por perto, domésticos ou silvestres, lembrando que os animais domésticos um dia foram silvestres. Muitas pessoas não concordam ou não desejam ter animais silvestres como animais de estimação, mas é fato que milhões de pessoas em todo o mundo desejam e isso precisa ser entendido e respeitado. Isso resulta na demanda mundial que conhecemos, do mercado para pet silvestres, o qual gera milhões de empregos em todo o mundo e bilhões de dólares somadas todas empresas que relacionados ao setor.
Para atender essa demanda, existe a criação comercial em cativeiro, uma das principais ferramentas para o combate ao tráfico ilegal de animais silvestres, onde criadouros devidamente registrados, com profissionais especializados e manejo técnico, trabalham para criar animais legalmente e dentro de padrões contemporâneos de manejo, para atender o mercado pet. A criação comercial é a grande responsável por diminuir a pressão de captura sobre os animais de vida livre, pois, havendo a possibilidade de se adquirir um animal legal, não há porque recorrer o ilegal.
Assim, compreendendo-se que são inúmeras as dificuldades que permitam uma adequada fiscalização de rodovias, portos e aeroportos para combater o tráfico de animais silvestres, é fundamental o entendimento de que a criação comercial precisa ser estimulada. A possibilidade de adquirir um animal de um criadouro devidamente registrado precisa ser amplamente difundida à sociedade e isso é uma realidade no Brasil!
Clique aqui para saber mais sobre o curso!
(function(d,s,id){var js,fjs=d.getElementsByTagName(s)[0];if(d.getElementById(id)){return}js=d.createElement(s);js.id=id;js.src=”http://connect.facebook.net/pt_BR/all.js”;fjs.parentNode.insertBefore(js,fjs)}(document,”script”,”facebook-jssdk”));