Um cachorro de rua chamado Boji tem usado o transporte público para passear por Istambul, na Turquia. Educado, ele demonstra conhecer as regras, como esperar que os passageiros desembarquem para, só depois, entrar e seguir viagem.
O peludo começou a chamar a atenção há cerca de dois meses, quando foi fotografado em um bonde. Depois, passageiros passaram a compartilhar imagens suas também no metrô e na balsa.
A prefeitura monitora Boji por meio de um chip. Dados obtidos pelo dispositivo mostraram que o cão passou por 29 paradas em um dia, percorrendo ao menos 30 km em veículos de transporte público. Às vezes ele também viaja entre continentes, segundo o jornal turco Hürriyet Daily News.
A linha de bonde T1 é a preferida do doguinho. Ela liga Kabataş até Bağcılar pela península histórica de Istambul e tem 18,5 km de extensão.
Seu segundo meio de transporte público favorito é a linha M4 do metrô, que tem 27 km e 19 estações entre Kadıköy e Tavşantepe, no lado asiático da cidade.
No metrô, ele usa elevador em algumas ocasiões e, em outras, opta pela escala rolante. Nas viagens de balsa, prefere o terraço quando o tempo está bom, mas fica na área interna nos dias frios ou chuvosos, de acordo com a publicação.
Também pelo chip é possível checar as informações de saúde e oferecer atendimento veterinário aos animais de rua. Em agosto, Boji foi levado a um abrigo temporário, é uma análise mostrou que ele já havia passado por exames e castração.
DOCUMENTÁRIO
Cachorros de rua da Turquia são protagonistas de um documentário que chegou em agosto ao streaming brasileiro.
“Vida de Cão” acompanha a jornada de três carismáticos vira-latas em busca de abrigo e alimentos e revela a relação —carinhosa, mas às vezes nem tanto— entre animais e humanos. Zeytin, Nazar e Kartal mostram sua rotina ao atravessar uma via, brincar, descansar na porta de um comércio, revirar o lixo ou ao observar uma gaivota. Câmeras posicionadas na altura dos animais fazem o espectador imergir em aventuras solitárias e em interações com pessoas e outros bichos.
(Imagem: boji_ist no Instagram)
*
Siga o Bom Pra Cachorro no Facebook, no Instagram ou no Twitter.
Quer ver a história do seu pet publicada ou quer sugerir reportagem? Mande para bompracachorroblog@gmail.com ou marque no Instagram
//platform.twitter.com/widgets.jshttps://platform.instagram.com/en_US/embeds.js