Matéria publicana na Revista Planeta Pet – Clique aqui!
Fonte de entrevista – Ricardo Tamborini – Adestrador e especialista em comportamento canino
Com a convivência e a proximidade entre cães e donos, são comuns os desentendimentos.
Da mesma forma como acontece entre os humanos, com os cães a má interpretação de sinais e gestos ou situações desagradáveis podem fazer com que o vínculo de amizade e respeito seja quebrado, ou que situações ruins possam criar traumas psicológicos no animal.
Para evitar que você faça o que não deve com o seu cão, aí vão dez dicas sobre comportamentos de que ele não gosta.
1 – Encarar o cão
Olhar nos olhos é um sinal de desafio no mundo animal. É através do olhar que os cães demonstram medo ou ameaça e, ao ficar por algum tempo encarando um cão sensível, você faz com que ele se sinta ameaçado, e situações repetitivas como essa farão com que ele que se torne cada vez mais medroso. O contrário acontece com cães mais firmes e dominantes, que, ao serem encarados, podem revidar, atacando e mordendo.
2 – Abraçar o cão em excesso
Nem todos os cães gostam de ser beijados e abraçados. Os cães montam uns nos outros no intuito de subjugar aquele que está por baixo. Por isso, ao abraçar o cão, ele pode entender que está sendo testado e subjugado.
3 – Beijar e falar
Os cães lambem uns aos outros como forma de demonstrar submissão, e parte da comunicação deles é feita através da vocalização: latindo, rosnando ou chorando. Ao ficar de rostinho colado, falando e beijando o cão, ele pode interpretar esses sinais como excesso de submissão. Alguns irão tentar sair do colo a fim de evitar essa situação, mas em outros casos acabam mordendo seus donos, pois ficaram muito incomodados.
4 – Passear da forma errada
Os passeios servem para mostrar ao cão o que existe da porta de casa para fora. Durante os passeios, ele recebe diversos estímulos como sons, cheiros dos mais diversos tipos, e encontram pessoas e outros cães. Fazer o passeio com pressa faz com que ele não tenha tempo para se acostumar a esses estímulos e, sendo assim, poderá nunca se acostumar com a presença de cães e pessoas desconhecidas.
5 – Usar guias e coleiras erradas nos passeios
Encontramos facilmente uma vasta linha de materiais de passeio, como coleiras de pescoço, peitoral e guias dos mais diversos tipos. Mas cada material tem uma finalidade, assim como cada cão necessita do material de passeio adequado ao tamanho e peso dele. Ao escolher o material inadequado ou não recomendado para o seu cão, ele pode puxar demais durante os passeios, pode ficar incomodado pelo desconforto caso fique muito apertado e também pode escapar, caso o material fique com folga no corpinho do seu cão.
6 – Deixar o cão de castigo
Colocar o cão de castigo, como se fosse uma criança, de nada adianta. Eles não compreendem o mundo da mesma forma que os nossos filhos. O castigo só faz com que o cão acumule mais energia e fique ainda mais ansioso. Não é de se estranhar que os donos coloquem o cão de castigo e quando voltam para retirá-lo notam que ele destruiu muitas coisas onde estava.
7 – Dar broncas na hora errada
Cães são imediatistas e a memória deles funciona como flash de uma máquina fotográfica. Eles fotogravam o momento e através das repetições e também de experiências boas e ruins aprendem o que é certo e errado. Dar broncas minutos ou horas depois do cão ter errado ou aprontando é completamente errado. Eles só compreendem as broncas quando são dadas no momento em que estão fazendo algo errado. Ficar brigando com o cão a todo momento e, principalmente, tempos depois que ele errou só fará com que tenha medo de você.
8 – Cheiros muito fortes
O olfato dos cães é muito mais apurado quando comparado ao dos humanos, e alguns são capazes de identificar uma gota de sangue em uma piscina olímpica, por exemplo. É comum cães com o olfato mais aguçado se sentirem incomodados quando usamos perfumes muito fortes ou quando passamos perfume em todo o corpinho deles após darmos banho.
9 – Sons muito altos
Assim como o olfato, a audição dos cães é um sentido extremamente desenvolvido. Alguns cães são acometidos por má formação no labirinto do ouvido e, com isso, sofrem de hipersensibilidade auditiva. Por isso, padecem ao ouvir sons como fogos de artifício, trovão e barulhos muito altos.
10 – Falta de atividades
Todos os cães, independentemente da idade, tamanho e raça, precisam ter atividades constantemente. Passeios diários, brinquedos atrativos e, principalmente, a interação com os donos fazem com que o cão fique física e mentalmente saudável. A falta de atividades faz com que ele fique muito entediado, o que pode causar diversos problemas comportamentais.
Fonte de entrevista: Ricardo Tamborini – Adestrador e especialista em comportamento canino
Veja essa matéria publicada na Revista Planeta Pet – Clique aqui!
Veja outras matérias
Relacionado
(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “http://connect.facebook.net/en_GB/all.js#xfbml=1”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “http://connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.5&appId=417184695094507”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
} (document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));