ONG premia Cidade Amiga dos Animais e discute manejo de cães e gatos de rua em webinar
A ONG Proteção Animal Mundial prepara a segunda edição do prêmio Cidade Amiga dos Animais. O objetivo é identificar e difundir boas práticas de manejo de cães e gatos de rua por governos locais na América Latina.
No ano passado, venceram Bogotá (1º lugar), Conselheiro Lafaiete (2º lugar) e São Paulo (3º lugar).
Na quarta (8), representantes das duas cidades brasileiras participarão de um webinar para promover a troca de experiências sobre o tema.
“Os efeitos positivos da convivência com animais na saúde e no bem-estar humano são bastante conhecidos. Porém, o excesso de cães e gatos em situação de rua pode trazer conflitos com a comunidade e as formas de lidar com isso ainda são pouco exploradas. Cães e gatos abandonados nas ruas podem trazer problemas como transmissão de zoonoses, mordidas, poluição ambiental, poluição sonora, acidentes de trânsito e até impacto no turismo”, diz Rosângela Ribeiro, gerente de campanhas veterinárias da Proteção Animal Mundial no Brasil.
O concurso, neste ano, terá nove categorias. A cidade vencedora do prêmio geral levará R$ 25 mil em materiais ou treinamentos de capacitação para melhorar suas ações. Os municípios vencedores por categoria serão reconhecidos e homenageados pela Proteção Animal Mundial. Um livro digital reunirá as nove melhores estratégias de manejo.
A estimativa é de que o país tenha 30 milhões de cães e gatos que vivem nas ruas. São animais que sofrem com desnutrição, maus-tratos e agora também sentem reflexos da crise provocada pela pandemia.
Para concorrer ao prêmio, as cidades precisam ter programas relacionados ao manejo humanitário de populações de cães e gatos, como controle reprodutivo e educação em guarda responsável. As inscrições devem ser feitas até dia 21 de agosto por funcionários ou gestores do departamento responsável pelos programas de manejo. O regulamento está no site da ONG.
O resultado sai em 19 de outubro.
WEBINAR
O evento na próxima quarta (8) será conduzido por Rosângela Ribeiro e reúne Carla Sassi, de Conselheiro Lafaiete e Analy Xavier, de São Paulo.
Será das 19h às 20h30, e as inscrições podem ser feitas pela Sympla. O link para o evento será enviado por email.
(Foto no alto: AFP)