Os cachorros realmente são mais amorosos que os gatos?
Você também é daqueles que acha que os gatos amam menos os seus donos do que os cachorros ? Direto vemos manchetes na net falando isso, mas na verdade não é bem assim.
De acordo com o site do PLOS One, onde o estudo de Alice Potter e Daniel Mills é publicado, foi um estudo que reuniu vinte casais que são donos de gatos. Os gatos foram colocados em dois quartos com duas cadeiras (uma para o dono e outra para um estranho), juntamente com alguns brinquedos para os gatos e janelas cobertas. Uma câmera de vídeo gravou a interação entre cada gato, o seu dono e o estranho. Os pesquisadores usaram um teste conhecido como “Ainsworth Strange Situation” para medir o comportamento dos gatos.
Os resultados do estudo “Secure Attachment”
Os pesquisadores descobriram que os gatos no teste vocalizaram mais quando o dono saiu, em comparação com a saída do estranho, mas “não viram nenhuma evidência adicional que sugerisse que o vínculo entre um gato e um dono é um apego seguro”.
Os pesquisadores de fato descobriram que “muitos aspectos do comportamento dos gatos… não são consistentes com as características do apego”. No entanto, eles também notaram que o teste não investigou se pode haver diferenças na ligação entre os gatos que são apenas internos, e eles também notaram que o teste que eles usaram pode não ter sido um instrumento efetivo para determinar os apegos dos gatos aos seus donos. Especificamente, eles afirmaram que “… não queremos sugerir que os gatos não formam alguma forma de relação social afetiva ou vínculo com seus donos… apenas que o relacionamento com o cuidador principal não é tipicamente caracterizado por uma preferência por aquele indivíduo com base em eles fornecem segurança e proteção para o gato. ”
O que tudo isso realmente significa?
Então, isto significa que os gatos não exibem o mesmo tipo de apego aos seus donos que os cães fazem em termos de ver o dono como uma fonte de segurança e exibir mais comportamentos que denominamos “independentes”.
Ou seja, não significa de modo algum que os gatos não desfrutem de seu relacionamento com seus donos – eles simplesmente buscam a companhia humana por diferentes razões e de maneiras diferentes dos caninos.
Pets Bagunceiros
Um estudo constatou que, ao usar o teste de Ainsworth com cães, espera-se que eles fiquem ao lado da porta, quando o dono sai. Isso era uma medida fundamental para determinar o apego e até mesmo a ansiedade de separação do gato com o seu dono. Porém, eles não viram esse comportamento entre os gatos no estudo. Mas isso não significa que os gatos não sentem a sua falta – os pesquisadores observaram que isso pode ser devido ao fato de que “os gatos não mostram angústia dessa maneira”.
Dentro da rede social de um gato, você não vê o mesmo tipo de fortes laços sociais que você verá em grupos de cães. Isso pode dever-se ao fato de que os gatos são mais caçadores e mais solitários e não precisarem se relacionar com os grupos sociais para sobreviver.
Ao contrário dos cães, que mantém uma maior relação com os humanos, os gatos não procuram as pessoas para suas necessidades diárias. No entanto, eles formam claramente laços sociais com seus donos e mostram um comportamento “afetuoso”, assim como uma preferência por seus donos. Em resumo, não deixe que as manchetes cativantes façam você duvidar do amor do seu gato.
Os cachorros realmente são mais amorosos que os gatos?
O que você achou desse post ? Te ajudou ? Achou interessante ? Deixe nos comentários !!!
Você gosta de animais ? Gosta de saber dicas pra melhor cuidá-los ? Gosta de ficar sempre antenado com notícias a respeito deles? Então curta nossas fanpages e faça parte do nosso time PRO PETS:
Você gosta de RECEITAS ? Também temos nossas fanpages com publicações diárias de diversas receitas, da uma olhadinha:
Caso você esteja desempregado, acesse nossas fanpages para ver diversas ofertas de trabalho:
SEO 20 – Estudo Dirigido para Facebook