Aprenda receitas sem chocolate para a Páscoa do pet

Chocolate é proibido para cães e gatos. Mesmo em pequenas quantidades, pode provocar distúrbios gastrointestinais, desencadear arritmias cardíacas, convulsões e, em casos raros, até a morte  do animal.

O risco vem de substâncias presentes no cacau: cafeína e teobromina, não metabolizadas pelos pets. “Os sintomas podem começar de 6 a 12 horas após a ingestão”, afirma a veterinária Thaís Matos, da DogHero. Por isso, o tutor deve buscar imediata  orientação do veterinário.

Mas é possível compartilhar a Páscoa com o animal de estimação, sem chocolate. Há no  mercado petiscos seguros para os pets. Outra opção é preparar a guloseima em casa —até com a ração.

Veja abaixo sugestões da especialista. Mas, antes de colocar a mão na massa, confirme se seu cachorro é alérgico a algum dos ingredientes ou tem restrição alimentar. Em caso de dúvida, consulte o veterinário.

E lembre-se: guloseimas devem ser oferecidas como petiscos, em pequenas quantidades, sem excessos.

RECEITAS

> Ovo de Páscoa sabor prestígio

Ingredientes:

-100g de alfarroba em barra —pode ser encontrado em lojas de produtos naturais;

-⅓ de xícara de água;

-½ xícara de coco ralado;

-Óleo de coco para untar —opcional;

-Uma panela pequena;

-Uma ou duas forminhas de ovos de Páscoa de 30g —pode ser de plástico, mas a de silicone é mais fácil desenformar

Preparo:

Derreta as barras de alfarroba em fogo baixo, juntamente com a água. Quando o conteúdo estiver amolecido —menos consistente do que o ponto do brigadeiro—, desligue o fogo e misture o coco. Coloque, o conteúdo nas forminhas, cubra com plástico filme e deixe na geladeira por ao menos cinco horas. Para desenformar com mais facilidade, unte a forminha com um pouco de óleo de coco.

> Colomba pascal com cenoura e pasta de amendoim

Ingredientes:

-1 xícara de cenoura ralada;

-1 ovo;

-⅓ de xícara de mel;

-¼ de xícara de azeite de oliva;

-¼ de xícara de pasta de amendoim integral —sem açúcar, sem sal e sem xilitol);

-1 colher de chá de extrato de baunilha;

-1 xícara de farinha de trigo;

-1 colher de chá de bicarbonato de sódio

Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Misture a  farinha e o bicarbonato e reserve. Em outro recipiente, junte os demais ingredientes até formar uma massa homogênea. Aos pouquinhos, para não empelotar, acrescente os secos aos úmidos. Divida a massa nas forminhas de silicone, em forma de bolinho, e asse por aproximadamente 20 minutos. Para checar se está pronto, espete um palitinho de madeira em uma colombinha. Ele deve sair limpo, sem vestígios de massa crua. Deixe esfriar e desenforme. Se preferir, decore com um pouco da mesma pasta de amendoim integral e petiscos.

(Imagem: Adobe Stock)

*

Siga o Bom Pra Cachorro no Facebook, no Instagram ou no Twitter.

Quer ver a história do seu pet publicada ou quer sugerir reportagem? Mande para bompracachorroblog@gmail.com  ou marque no Instagram

 

//platform.twitter.com/widgets.jshttps://platform.instagram.com/en_US/embeds.js

Deixe uma resposta

error: O conteúdo está protegido !!