Cuidados Necessários Para Gatos Que Vivem Dentro De Casa…

Preocupação pelo seu gato viver sempre dentro de casa ? Então Leia esse artigo.

Cuidados Necessários Para Gatos Que Vivem Dentro De Casa…

Será que causa algum efeito no meu gato ele viver dentro de casa ? Causa algum efeito ruim nele ?

 

Créditos a : Royal Canin

gato domestico

Ultimamente , na nossa sociedade, a vida dos gatos tornam-se cada vez mais parecida a vida dos seres humanos. Na Europa, pelo menos, 3 em cada 10 gatos vivem dentro de casa e nunca nem se quer saíram para fora , em um ambiente totalmente diferente e externo. Muito distante do que seria o habitat natural deles, ou seja, do mundo selvagem, fizeram com que eles se adaptassem bem a essa mudança. Porém isso querendo ou não ainda impacta ainda sobre o comportamento e o ciclo natural deles.

Enriquecendo o universo deles

Embora que seu gato ou gata viva dentro de casa, ele continua sendo um caçador que tem a necessidade de expressar seu comportamento de predador. Por isso, ele ainda precisa perder seu tempo observando seu ambiente do alto ou correndo e pulando atrás de uma provável “presa” .

É importante que você organize a casa de uma maneira que fique confortável a seu gato, por exemplo, instale plataformas suspensas para que ele tenha lugares para saltar, ou uma árvore própria para gatos.

Sempre esteja brincando com ele. O ato de perseguir bolas de papel ou brinquedos de consistência macia oferecerá a ele uma estimulação positiva.  Se você estiver fora de casa, deixe brinquedos para ele se divertir. Uma bola que libera croquetes conforme é rolada representa uma boa alternativa para despertar o interesse do gato!

Se na tua casa ou apartamento tiver sacada ou varanda e o seu gato tiver acesso a esses locais, certifique-se de que ele não consiga pular as grades. Diferente do que muita gente pensa, o gato pular de uma altura muito elevada pode prejudicar suas patas e gerar graves consequências ao felino.

Sabe qual é a ocupação favorita deles? A Auto-higienização

A auto-higienização tem várias finalidades para um gato: além de ajudar a limpar sua pelagem, essa prática regula a temperatura corporal e alivia o estresse. Tal prática também tem uma função social quando a higienização mútua ocorre entre os animais.

Um gato que tem sua vida sempre dentro de uma casa, se higieniza muito mais que um que tem a vida livre. O gato doméstico gasta cerca de 30% de seu tempo de vigília (ou seja, acordado), lambendo seus pelos. Dentro de casa, a pelagem fica exposta a condições quase constantes de temperatura e iluminação durante todo o ano. Isso significa que a muda (ou seja, a troca da pelagem) não acompanha as estações do ano; em vez disso, a muda do gato doméstico é permanente e, por isso, ele tem uma necessidade maior de remover os pelos mortos. Essa atividade também pode servir como uma distração do tédio ou da monotonia.

Você sabia que um gato ao se lamber pode engolir até dois terços dos pelos perdidos. Devido a isso, os gatos de vida doméstica correm um risco mais alto de desenvolver bolas de pelos em seu trato digestório. Os pelos engolidos costumam ser regurgitados na forma de bolas ou eliminados nas fezes. Algumas vezes, no entanto, ocorre a estagnação das bolas de pelos no estômago ou no intestino, levando à constipação ou até mesmo obstrução intestinal.

Para minimizar a formação das bolas de pelos e remover os pelos mortos, escove seu gato várias vezes por semana, sobretudo se ele tiver uma pelagem semilonga a longa.

Cuidado com o peso do seu gato!

Como você já pode imaginar , o gato que só vive dentro de uma casa , tem menos espaço para poder se movimentar, correr e escalar. Acontece que ele consome pouca energia e pode dormir até 18 horas por dia. E como consequência disso eles tendem a ganhar pesa mais facilmente e principalmente se for castrado.

Portanto , a prevenção é muito importante, pois isso torna-se um ciclo vicioso , tornando a vida de seu gato bem menos saudável. Ela pode ser feita com base nesses três princípios:

  • Sempre pese seu gato para monitorar o desenvolvimento do seu peso.
  • Escolha uma fórmula nutricional adaptada às necessidades energéticas reduzidas dos gatos de vida doméstica. Certfique-se de selecionar um alimento com nível moderado de gordura!
  • Faça uma estimativa da ingestão nutricional diária correta para manter o peso de seu gato estável.

 

Cuidados Necessários Para Gatos Que Vivem Dentro De Casa…

 

Você gosta de animais ? Gosta de saber dicas pra melhor cuidá-los ? Gosta de ficar sempre antenado com notícias a respeito deles? Então curta nossas fanpages e faça parte do nosso time PRO PETS:

Laços para Pet

Pets Bagunceiros

Terra Dos Gatos

Você gosta de RECEITAS ? Também temos nossas fanpages com publicações diárias de diversas receitas, da uma olhadinha:

Apaixonados Por Espetinhos

Churrasqueada Inesquecível

Curso Online De Pizzaiolo

Espetinhos E Churrascos Club

Caso você esteja desempregado, acesse nossas fanpages para ver diversas ofertas de trabalho:

Trabalho E Notícias 

Encontre Trabalho Agora

Encontrar Trabalho Brasil

Encontrar Trabalho Agora

Encontrar Trabalho

Busca Trabalho Brasil

Encontrar Trabalho Já

SEO 20 – Estudo Dirigido para Facebook

 

Olha que INOCÊNCIA desses cachorrinhos !

Olha que INOCÊNCIA desses cachorrinhos ! Pets Bagunceiros As vezes os bichinhos são mais sensíveis que os próprios seres humanos. Dizem que eles não pensam por serem animais irracionais, …

 

SONS que os cachorros ADORAM ouvir !!!

SONS que os cachorros ADORAM ouvir !!! Pets Bagunceiros Você sabia que existe alguns sons particulares que os cachorros gostam muito de ouvir? Pois é, eu também não fazia …
cachorro

Cuidados Necessários Para Gatos Que Vivem Dentro De Casa…

5/5 - (2 votes)

Deixe uma resposta

Rolar para cima