Escovar dente do pet ajuda a evitar doenças; veja dicas para cuidar da saúde bucal

A saúde bucal dos animais de estimação é tão importante quanto a nossa, e hábitos simples podem evitar doenças graves.

Para reforçar a importância da saúde oral para  o bem-estar geral, o Dia Mundial da Saúde Bucal é lembrado anualmente no dia 20 de março.

No caso dos pets, o CRMV-SP (Conselho Regional de Medicina Veterinária de SP) reforça: escovar os dentes não é frescura e ajuda a prevenir sérias infecções que podem até comprometer a vida dos peludos.

O médico-veterinário Leonel Rocha diz que se o processo de escovar o dente do pet for difícil, deve ser feita a profilaxia oral com um profissional.

A periodontite é a doença mais frequente em pequenos animais e atinge de 70% a 80% dos cães.

“Cães pequenos têm dentes e raízes grandes. Muita raiz e pouco osso os deixam mais vulneráveis a doenças periodontais”, afirma.

Alguns cães e gatos podem ficar irritados quando têm problemas dentários, mas, no geral, eles não costumam demonstrar que estão com dor, de acordo com o CRMV. Por isso, detecção e o tratamento precoces são essenciais.

Segundo Marcio Thomazo Mota, presidente da Comissão Técnica de Clínicos de Pequenos Animais do CRMV-SP, além de dor, outros problemas de saúde podem ser encontrados em associação com a periodontite, como alterações renais, hepáticas e musculares do coração.

Mota explica que a doença periodontal começa com a placa que se torna tártaro. “A placa bacteriana e o tártaro abaixo da linha gengival são prejudiciais e estabelecem o cenário para infecções e danos à mandíbula e aos tecidos que conectam o dente ao osso maxilar”.

SINTOMAS

Mau hálito é um dos sinais de que existe algum problema. Outros sinais são:

-dentes quebrados ou soltos;

-dentes extras ou dentes de leite retidos;

-dentes descoloridos ou cobertos de tártaro;

-mastigação anormal ou comida caindo da boca;

-excesso de baba;

-apetite reduzido ou recusa em comer;

-dor dentro ou ao redor da boca;

-sangramentos bucais;

-inchaço nas áreas ao redor da boca.

DICAS

Confira cinco dicas de Mota para cuidar da saúde bucal do pet:

– Escovação: escove os dentes todos os dias com creme e escova dental específicos para animais. Se esse processo for novo para o pet, certifique-se de introduzi-lo gradualmente e fornecer recompensas e reconhecimento.

-Ração seca dentária: alimente o pet com uma dieta dentária, que incentiva a mastigação, o que ajuda a desalojar a placa bacteriana. Para saber a dieta dentária mais indicada para o animal, procure orientação de um médico-veterinário.

-Petiscos: ofereça ao animal alguns petiscos que estimulam a mastigação e a produção de saliva saudável, ajudando a remover a placa bacteriana.

-Brinquedos: os brinquedos de borracha para mastigar duram muito mais tempo do que o petisco e a mastigação é a chave para ajudar a desalojar a placa.

-Exames dentários regulares: certifique-se de visitar o médico-veterinário para exames dentários regulares. Eles são vitais para manter o controle da saúde geral do pet.

(Imagem: Adobe Stock)

*

Siga o Bom Pra Cachorro no Facebook, no Instagram ou no Twitter.

Quer ver a história do seu pet publicada ou quer sugerir reportagem? Mande para bompracachorroblog@gmail.com  ou marque no Instagram

//platform.twitter.com/widgets.jshttps://platform.instagram.com/en_US/embeds.js

Deixe uma resposta

error: O conteúdo está protegido !!